1 a cada 4 jovens deixam a escola antes do final do ano letivo. R$100 bilhões perdidos anualmente. Os números da evasão e abandono escolar no Brasil impressionam, mas o engajamento de toda sociedade é capaz de mudar essa triste realidade. Por isso, você pode e deve fazer a diferença!
Entenda a situaçãoO que afasta os jovens da escola? Trabalho? Pobreza? Gravidez precoce? Reunindo estudos e buscando evidências científicas nacionais e internacionais, identificamos os 14 fatores de desengajamento, que devem ser levados em conta na orientação de políticas públicas voltadas para os adolescentes.
Impedimentos e fatores fora do âmbito escolar que colaboram para a evasão e o abandono.
Estudantes que encontram impeditivos na escola e optam sair de forma racional.
Estudantes que decidem sair sem ter tido informação sobre o valor da educação ou feito a devida reflexão.
A gravidez e maternidade precoces podem causar constrangimentos e limitações - especialmente relacionadas ao tempo disponível para os estudos - que desestimulam adolescentes e jovens a seguir na escola, ainda que essa seja a sua vontade.
Ações de base, como as que buscam informar adolescentes e jovens sobre o impacto da gravidez precoce podem ser eficazes, e ainda mais efetivas se acompanhadas de programas de acolhimento que viabilizem o exercício da maternidade dentro do ambiente escolar e de atenção especial às necessidades de estudantes gestantes e puérperas.
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Conheça ações nacionais e internacionais que abordam o tema do engajamento escolar e combate à evasão e ao abandono. Conhecer e compreender iniciativas diversas ajuda a ampliar o repertório de conhecimentos, fornecendo dados e resultados que se transformam em inspiração para a criação de políticas públicas inovadoras e eficazes.
12 aspectos fundamentais que toda política voltada
para o Ensino Médio deve contemplar
Acesso
limitado
Impossibilidade
física
Pobreza
Mercado
de trabalho
Déficit de
aprendizado
Qualidade da
educação
Protagonismo
do jovem
Flexibilidade
Percepção da
importância
Detecção
precoce do
engajamento
Baixa
resiliência
emocional
Clima
escolar
Este conteúdo é baseado no estudo do Insper “Políticas públicas para a redução do abandono e evasão escolar de jovens”, liderado pelo economista Ricardo Paes de Barros e organizado pelo Instituto Ayrton Senna, Instituto Unibanco e Fundação BRAVA.
Economista chefe do Instituto Ayrton Senna e professor titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper. É também coordenador do Núcleo de Ciência pela Educação no Centro de Políticas Públicas. Atuou no Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) por mais de 30 anos. Foi Subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Possui pós-doutorado em Economia pela Universidade de Chicago e pela Universidade de Yale.