O colunista Antônio Gois falou sobre novas pesquisas sobre evasão escolar no Brasil em sua coluna do jornal “O Globo”. Confira um trecho abaixo:
Duas pesquisas divulgadas na semana passada trouxeram dados atualizados sobre evasão no país. Na sexta-feira, a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE mostrou que 13% dos jovens de 15 a 17 anos haviam parado de estudar precocemente, antes de concluir o ensino médio. A maioria (61%) desse grupo fora da escola abandonou a sala de aula antes mesmo de completar o ensino fundamental, percentual que é ainda maior (chega a 70%) entre os que estão entre os 20% mais pobres da população.
A evasão está muito ligada à repetência e ao consequente atraso escolar. O Brasil até recentemente (em 2000) figurava nas estatísticas da Unesco entre os dez países do mundo com maiores taxas de reprovação no ensino fundamental. Isso se refletia no atraso escolar. Em 2005, 37% dos estudantes de 15 a 17 anos estavam matriculados em séries que já deveriam ter concluído pela sua idade. Dez anos depois, o percentual caiu para 26%.
[link-destaque]Clique para acessar este artigo [/link-destaque]
Deixe um comentário