Notícias relacionadas

Publicada 18/12/2018

Campanha “Meme é Coisa Séria” usa hits da internet para falar sobre educação

Memes famosos trazem reflexões sobre problemas como a evasão escolar, qualidade do ensino e as dificuldades de envolvimento dos jovens com o currículo.

Assuntos muitas vezes tidos como difíceis e complexos podem chegar, sim, até as rodas de conversa dos mais jovens. Especialmente quando se trata de educação, parte fundamental da vida de crianças e adolescentes. Essa foi a ideia da Gesta (Galeria de Estudos e Avaliação de Iniciativas Públicas) ao criar sua nova campanha “Meme é Coisa Séria”.

Grandes conhecidos da comunidade online, os memes – imagens e gifs compartilhados com mensagens engraçadas sobre o cotidiano – ganharam um espaço cativo nas interações do dia-a-dia. Usá-los para propagar temas importantes, então, é uma forma certeira de atingir a sociedade via redes sociais.

A garotinha Mafalda, os personagens de Os Simpsons, grandes nomes da TV, do cinema mundial e mesmo obras de arte e figuras históricas: muitas imagens que deram voz a frases divertidas chegam agora, na campanha, para levar mensagens que despertem para as tantas dificuldades pelas quais passa a educação brasileira.

“Passamos grande parte dos nossos dias nas redes sociais e vemos circular um volume enorme de conteúdo – muitas vezes falso – nesses meios. A campanha provoca justamente o contrário, que é falar de temas relevantes, que impactam a todos nós, com essa mesma intensidade”, diz Marina Gattás, coordenadora da Gesta.

 COMO NASCEU A CAMPANHA

O tema do engajamento escolar, como tantos outros tratados na Gesta, está longe de ser resolvido – em grande parte, porque falta sensibilização sobre as diferentes causas e como cada um de nós tem um papel relevante sua solução.

O que a campanha “Meme é Coisa Série” resolveu propor foi um desafio para a sociedade: fazer assuntos importantes chegarem aos trending topics, ou seja, à lista de assuntos mais falados das redes sociais. “Cada compartilhamento nos ajuda a chamar a atenção para a urgência de mudarmos nossa realidade”, diz Marina.

No estudo “Políticas Públicas para a redução do abandono e evasão escolar de jovens”, divulgado pela Gesta, o pesquisador Ricardo Paes de Barros trouxe informações essenciais para entender o problema e como isso impacta a sociedade brasileira.

As 14 causas da evasão escolar identificadas pelo estudo:

Violência (incluindo Bullying) | Acesso Limitado | Necessidade Especial | Gravidez e Maternidade | Atividades Ilegais | Mercado de trabalho | Déficit de Aprendizagem | Falta de significado prático | Falta de flexibilidade | Qualidade da Educação | Clima Escolar | Percepção da Importância | Desafios Emocionais

CONHEÇA OS MEMES CRIADOS PARA A CAMPANHA “MEME É COISA SÉRIA”:
http://gesta.org.br/memes

ENTENDA MAIS SOBRE EVASÃO ESCOLAR NO ESTUDO COMPLETO: http://gesta.org.br/tema/engajamento-escolar/

 

A GESTA, Galeria de Estudos e Avaliação de Políticas Públicas, é uma plataforma destinada a avaliar questões públicas emergenciais de maneira profunda para formular iniciativas eficazes, embasadas e conscientes.

Voltar

Mais notícias

Publicado em 18/12/2018
Campanha “Meme é Coisa Séria” usa hits da internet para falar sobre educação
Memes famosos trazem reflexões sobre problemas como a evasão escolar, qualidade do ensino e as dificuldades de envolvimento dos jovens com o currículo. Assuntos muitas... Ver mais
Publicado em 14/12/2018
Campanha usa meme para levantar debate sobre educação
Mobilização “Meme é Coisa Séria” usa imagens conhecidas para trazer reflexões sobre problemas como a evasão escolar, qualidade do ensino e as dificuldades de envolvimento... Ver mais
Publicado em 11/10/2018
No segundo turno das eleições, propostas sobre evasão escolar ainda ficam de lado
Apenas a metade dos treze candidatos à presidência no primeiro turno tinha medidas para combater o abandono das escolas pelos alunos; no segundo, o tema... Ver mais